-
Arquitetos: Smart Design Studio
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ross Honeysett
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Austral Bricks, Bentley Systems, Keystone, Supertuft
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Prefeitura de Sydney é um exemplo da arquitetura brutalista de Sydney. Projetado por Ancher, Mortlock e Woolley em 1977, a torre de 23 andares foi construída para fornecer uma localização central ao Conselho de Sydney. O edifício agora acomoda cerca de mil funcionários da cidade de Sydney e é um exemplo para a cultura corporativa e de atendimento ao cliente da cidade.
O Smart Design Studio foi contratado pela cidade para reformar nove andares deste icônico edifício. O objetivo era revitalizar as principais áreas públicas e administrativas desses pavimentos, destacando o compromisso da cidade com a sustentabilidade e ao mesmo tempo fornecendo uma resposta ao contexto do prédio original e da própria Prefeitura.
Um dos principais objetivos era voltar a envolver seus clientes e visitantes ao edifício. Para tal, o Smart Design Studio propôs que os espaços públicos dos níveis mais baixos atuassem como vias internas conectando as movimentadas quadras de Sydney, bem como as ruas Druitt e Kent. Ao introduzir novas entradas e reconfigurando a circulação, um novo acesso público foi fornecido ao café, biblioteca, espaço de exposição e atendimento ao cliente.
Elementos significativos da construção original também foram trazidos de volta à vida: a bela coluna de arenito, anteriormente fechada e escondida, foi aberta como parte do espaço de exposição da maquete da cidade; e a escadaria curva original, que conecta os lobbies dos níveis 1 e 2, foi reintegrada com detalhes minuciosos em latão e pedra.
Para demonstrar o apoio da Cidade de Sydney a meios de transporte alternativos, foram introduzidas no Nível 1 novas instalações, como o centro de bicicletas com 150 bicicletários, armários e 15 vestiários individuais. Como parte essencial ao Conselho, essas instalações acessíveis e convidativas formarão um modelo para a implantação de futuros centros de bicicletas em toda a cidade.
Para completar o espaço público do prédio, o projeto incluiu um upgrade aos terraços Marconi e Southern. Essas áreas externas ficam no topo do pódio e conectam as salas de eventos da Prefeitura.
O programa para o retrofit dos sete andares de escritórios era desafiador, exigindo a acomodação de um grande número de funcionários e uma ampla variedade de requisitos para cada equipe envolvida. O Smart Design Studio respondeu ao desafio partindo de um planejamento inteligente, equilibrando o layout das estações de trabalho com amplos espaços de descanso e generosas copas. A coleta de luz natural no perímetro do edificio, a melhoria da iluminação e a atenuação acústica transformaram o ambiente de trabalho.
A reforma foi registrada como um projeto cinco estrelas sustentável, implementando iluminação com eficiência energética, materiais reciclados e certificados pelo Green Building Council. A natureza da construção existente também foi cuidadosamente considerada para complementar o interior em concreto e pedra da arquitetura brutalista existente e o projeto propõe luminárias personalizadas e materiais como madeira. Um forro e uma malha de iluminação foram usados para definir os espaços públicos, cuja natureza reflete tanto a qualidade honesta do projeto brutalista quanto os objetivos do Conselho.